sábado, 16 de novembro de 2013

Ponto da situação

Cate Blachett

As minhas filhas acabaram de sair de casa com o pai, com quem passarão o fim de semana, e regressam amanhã após o jantar.




A minha mais velha, 10 anos, saiu no seu estilo habitual: como se nada fosse, quase sem me dar um beijo, e revoltada porque vai estudar matemática com o pai e não comigo. Faz-lhes bem, a um e a outro... À filha, para que dê um pouco de valor à mãe que tem; ao ex-marido e pai descontraído de fins de semana, para que veja o que é bom para a tosse, que a vida não é só levá-las a passear e dar-lhes mimo.

A minha mais nova, 7 anos, saiu também no seu estilo habitual: cheia de calor, a resmungar com o casaco que a mãe a obrigou a vestir, e a despedir-se com um enorme e apertado abraço.

O meu ex-mais velho, 41 anos, despediu-se no seu estilo habitual: ar apressado e um "até amanhã".

Agora estou só e estou muito bem. Coração meio murcho, que hei de sempre ter um cordão umbilical a ligar-me àquelas duas, mas mente lúcida e, finalmente, em silêncio.

Este dia tem de ser muito bem organizado, assim como o de amanhã. Entre roupa para lavar-estender-passar, ainda vai ter de dar tempo para dormir a minha sesta de tarde, dar um jeito na casa, deitar coisas foras, organizar a próxima semana e pensar na vida.

O meu mais velho, de 52 anos. Também vai dar tempo para jantarmos juntos, irmos ao cinema juntos e, acima de tudo, dormirmos juntos. Tenho saudades dele, do cheiro e do calor, dos abraços e do toque. E ele também tem saudades, que eu sei... Mas a vida de uma mãe divorciada é assim, e eu pertenço ao clube das que acha que ela e as filhas estão em primeiro.

A vida já nos deu muitas agruras... temos mesmo de tratar de nós!

Desejos de um sábado feliz. Até amanhã!

6 comentários:

  1. Bolachinha linda do meu coração, isto é um dejá-vue completo! Parece que recuei 3 anos, mas desta vez estou eu a comentar o teu cantinho em primeiro lugar :) Eu também criei um novo blog porque já não me estava a identificar com o outro e também no novo vou falar de tudo o que me apetece :)
    Não consigo imaginar a angustia destes dias de separação das princesas, mas o que te posso dizer é que vejas o lado bom da coisa... o silêncio, o namoro, as saudades e o abraço apertado que vais ter amanhã.

    ResponderEliminar
  2. A separação é sempre uma dor, seja porque motivo for. Mas há uns motivos que nos incomodam mais que outros....

    Beijinhos, sweet

    ResponderEliminar
  3. É bom de ver quando uma mulher ultrapassa o divórcio e se foca em si. Muitos parabéns, nem todas conseguem reagir assim.

    ResponderEliminar
  4. Tudo organizado, então. :)

    Pois que Benedita Henriqueta chega ao grupo de quem coloca o filho, e agora, a si própria, em 1.º lugar.

    A vida espera por mim.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Concordo com essa postura de pensar em primeiro e no mesmo nível em nós e nos nossos filhos dependentes e deixxá-los também crescer e amadurecer.
    Cuida de ti e goza a vida e bom fim-de-semana
    beijocas

    ResponderEliminar